Todos que mudaram para o sistema de home office ou híbrido se depararam com um ambiente que não estava preparado para que trabalhássemos durante mais de oito horas seguidas. Para muitas pessoas, a falta de conforto e de um ambiente climatizado foi um dos principais complicadores do home office.

 

A localização dos escritórios nas casas também é outro tópico importante. Muitas pessoas acabaram adaptando o próprio quarto com uma mesa e cadeira; outros usaram a sala de jantar, e alguns ficaram até mesmo no sofá enquanto trabalhavam. Para tentar aliviar essa situação, trouxemos uma série de dicas para você transformar o ambiente e deixá-lo mais confortável, bonito e funcional.

 

A escolha da cadeira é, provavelmente, o item mais importante e caro de toda a área que integra o home office. Uma cadeira confortável e que deixe a sua coluna mais reta possível tem um tamanho de encosto maior, sendo maior do que sua altura sentado, também possui a parte do meio acolchoada para sustentar a coluna.

 

Ainda na temática da confortabilidade, um monitor alto ou um suporte para o notebook para que a tela fique na altura dos seus olhos evitando que a coluna fique torta ou o pescoço fique arqueado para baixo, causando dores e desconforto no fim do dia. 

 

Se engana quem acha que uma mesa grande é melhor para se organizar, quanto mais espaço você tem disponível mais você tende a usar o espaço disponível. Prefira uma mesa que caiba no lugar que você tem disponível e concentre-se em colocar somente o necessário nela. Nossa dica é apostar no básico: notebook, suporte, canetas, bloco de notas e uma agenda. Assim você ainda evita distrações durante o horário de trabalho.

 

Falando em distrações, para quem trabalha na sala de estar, de jantar ou qualquer lugar com uma televisão, recomendamos que mantenha a mesma desligada durante o horário comercial. Assim como celulares, as televisões são fontes fáceis de distração e qualquer olhada rápida pode levar meia hora do seu dia. 

 

Mesmo que o escritório tenha que ser um ambiente que estimule o foco, isso não quer dizer quatro paredes brancas e uma mesa. Ter um local bem decorado ajuda muito, principalmente os profissionais que trabalham com escrita, comunicação e artes em geral. 

 

As paredes podem receber uma cor neutra, como o verde água, azul piscina ou rosa pastel. Quadros de fotos ou pequenas molduras variadas espalhadas pelo ambiente também são ótimas opções para quem quer quebrar um pouco o ambiente e mesmo assim manter-se concentrado. 

Estantes e prateleiras para livros, plantas ou esculturas também são uma ótima opção para compor o ambiente, dando um ar mais aconchegante para o espaço.

 

Por último, vamos falar da iluminação. Luzes brancas só são boas se você faz trabalhos manuais, caso contrário opte por luzes amarelas, que são mais confortáveis para a leitura e trabalhos no geral. Quanto mais alaranjada a lâmpada for, melhor será para os seus olhos, que já precisam ficar em contato constante com a luz azul que computadores e celulares emitem. 

 

De modo geral, a criatividade é sua maior aliada para criar um ambiente de home office funcional e bem decorado, basta pensar no que vai te deixar confortável e focado, bem como optar por móveis ergonômicos, evitando dores no corpo e problemas futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário